Projetos Internacionais

InSchool - Developing Skills for Life

InSchool - Developing Skills for Life é um projeto cofinanciado pela Agência Portuguesa Erasmus+ Educação e Formação. O projeto trabalha na prevenção e intervenção contra a marginalização, através da construção de respostas educativas diferenciadas, inovadoras e adequadas, em linha com a filosofia da escola inclusiva.

O (IN)school é coordenado pela Casa do Professor e conta com a participação de:
Associação de Psicologia da Universidade do Minho (PT)
Ambar Passion S.A. (PT)
Agrupamento de Escolas de Maximinos (PT)
VseUK Institute/
Centro Per Lo Sviluppo Creativo “Danilo Dolci” (IT)
European Animation Center (GR)

Número do projeto:
2018-1-PT01-KA201-047417
Duração:
2018-2021

Os estudos mostram que os programas psicoeducativos que articulam atividades de estimulação sensorial e cognitivo-emocional são fundamentais para o sucesso educativo das crianças e a sua adaptação à escola. Estes estudos destacam também o papel essencial da formação de professores especializados neste tipo de programas. As investigações reconhecem a correlação entre o fraco desenvolvimento de certas capacidades com dificuldades de aprendizagem e, em última análise, com o insucesso escolar.

O projeto (IN)school pretende melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social, centrando-se no desenvolvimento de competências, de crianças entre os 5-7 anos de idade, especificamente as associadas a algumas das funções executivas: memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva. Estas competências são conhecidas por serem essenciais para aprender a ler, escrever e calcular e muito importantes na vida quotidiana de uma criança.

Durante 36 meses de trabalho, desenvolveram-se os seguintes produtos:
(IN)profiler: uma plataforma interativa que permite a avaliação e construção dos perfis cognitivo-emocional, social e comportamental dos alunos;
(IN)resources: materiais e recursos didático-pedagógicos para a estimulação do enriquecimento e desenvolvimento sensorial e cognitivo-emocional;
(IN)powering teachers: uma referencial para a formação de professores, baseada nas contribuições da neuropsicologia e da neuroeducação a nível europeu.

COMO PODERÁ PARTICIPAR E BENEFICIAR DO (IN)SCHOOL?
Os recursos estão a ser implementados em Portugal, Itália, Grécia e Eslovénia. Em particular, em Portugal, na Escola de Maximinos (Braga), está a ser preparado um centro psicoeducativo, no qual as crianças terão a oportunidade de interagir e explorar os múltiplos materiais, realizando tarefas adaptadas ao seu desenvolvimento cognitivo-emocional, potenciando dessa forma o desenvolvimento das suas funções executivas.
Se estiver interessado em fazer parte desta rede, associe-se aqui:
www.in-school.eu/contact/

Site: www.in-school.eu